Os nossos projectos e atividades

A Associação Valsa da Cotovia tem como missão promover o desenvolvimento cultural, social e da cidadania, promovendo iniciativas próprias, parcerias com entidades públicas e privadas, bem como o apoio a iniciativas de entidades públicas, colectivas com e sem fins lucrativos e privadas. Contribuir para o envolvimento responsável e activo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades actuais.
A Associação Valsa da Cotovia é constuitida por especialistas de diversas áreas, que contribuiem de uma forma voluntária, participando e construindo programas, que ajudem o desenvolvimento da comunidade.

Plataforma digital que liga a comunidade

O muni é uma plataforma digital que permite ligar todas as entidades e cidadãos de um concelho e, em simultâneo, ligar esse concelho aos outros concelhos ao seu redor.

Uma plataforma que pode ser acedida através da APP num telemóvel, ou através de um browser num computador pessoal. Um ecossistema, que junta todos os players de um concelho num só sistema. Os cidadãos, a câmara municipal e as juntas de freguesia, a proteção civil, as forças de autoridade, o centro de saúde, os parceiros da autarquia (saneamento, águas, etc), as associações, as IPSS, as empresas, os comerciantes, etc. Todos podem participar, desde a Proteção Civil que pode colocar avisos à população, ao pequeno comerciante que pode colocar as suas ofertas ou promoçoes, passando pela associação que pode divulgar os seus eventos.

A plataforma tem ainda um sistema de apoio (webchat), que pode ser usado pelas entidades locais (mas não só) para prestar apoio psicológico, social, apoio ao jovem e ao empresário, entre outros. O sistema permite que o apoio/consulta seja feita num modo de anonimato se o cidadão assim o desejar.

Contém também 3 sistemas de alerta: o sistema de alerta de risco de incêndio ligado ao IPMA, sistema de alertas de ocorrências ligado à Proteção civil nacional e o sistema de informação da situação local da COVID, que pode ser gerido pela Proteção Civil local ou outra entidade à escolha da autarquia. Estes sistemas estão programados para alertar a população. Qualquer sistema de alerta pode ser adicionado a qualquer momento.

A aplicação ainda permite ainda a ligação a outros municípios, fazendo com que o evento colocado por uma entidade local, ou a promoção de um comerciante, sejam vistos não só no seu concelho, como também, nos concelhos vizinhos.

Com benefícios para as autarquias, cidadãos, associações, empresários e comerciantes ao nível da divulgação, da segurança e do apoio.

Avisos e alertas em tempo real, num telemóvel ou computador pessoal.

Para saber mais clique aqui

Programa de apoio na área das novas tecnologias.

A Valsa da Cotovia disponibiliza, de uma forma gratuita, aconselhamento e consultoria na área das novas tecnologias aos comerciantes, pequenos empresários, produtores e artesãos. Ajudamos na implementação da sua presença na internet ou na construção de soluções tecnológicas específicas para os seus negócios.

Oficinas de Partilha de Saberes Tradicionais

A Valsa da Cotovia abre as suas oficinas a todos os interessados na partilha de conhecimento das artes do saber fazer. Desde macramé, crochet, bordados, tapeçaria, a sabão, compotas e conservas e muito mais.

Atelier de artes performativas

Espaço aberto para pessoas individuais ou colectivas explorar, partilhar, aprender e aprofundar qualquer disciplina ligada às artes performativas. Além do descrito acima, os objectivos desta vertente da Valsa da Cotovia vão desde o desenvolvimento individual, à criação de animação temática.

Artes & Crafts para Millennials

As competências pessoais e interpessoais dos seus filhos, mais do que as competências promovidas no âmbito das disciplinas curriculares, ditam a sua felicidade e sucesso na vida. Benefícios nas seguintes áreas: autoestima; determinação; resiliência ao stresse e ao bullying; criatividade; assertividade, inteligência emocional; motivação; propósito e sentido na vida. Recorremos a metodologias activas e experienciais, através de jogos, actividades lúdicas e desafios individuais e colectivos.

Criação artística

Na valsa da Cotovia ajudamos a produzir, promover e valorizar a criação artística contemporânea, promovendo e desenvolvendo projectos nacionais, e apoiando a transdisciplinaridade na produção artística. A Valsa da Cotovia tem como objectivo nos projectos artísticos, a promoção do diálogo e a descentralização cultural, com vista em aproximar as comunidades.